Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Festival Nacional da Cultura

Desde o passado domingo, várias movimentações artístico-culturais, em todo o país, marcaram o início oficial a sexta edição do Festival Nacional de Cultura, cuja fase final vai decorrer de 27 de Julho a 1 de Agosto, na cidade de Chimoio, província de Manica, sob o lema “Celebrando 2010: Ano Internacional de Aproximação de Culturas”.

Cerca de 880 participantes, entre artistas e oficiais acompanhantes, de todas as províncias, vão corporizar a fase final do festival que é promovido pelo Governo com o objectivo de preservar e desenvolver as artes, a cultura e as tradições das diferentes comunidades.

A edição deste ano irá apresentar espectáculos públicos de teatro, música, dança, cinema, serão realizadas exposições/feiras de venda de produtos culturais, nomeadamente livro, disco, fotografia, arte e artesanato, vídeo-documentários, filmes, culinária e roupa/vestimentas moçambicanos.

Durante o evento será também inventariado e actualizado o catálogo de instrumentos de música tradicional de Moçambique, uma reflexão que surge numa altura em que extensas áreas onde antes abundava o “mwenje”, árvore usada na produção da timbila, na província meridional de Inhambane, foram devastadas pelas cheias de 2000, deixando os amantes e praticantes desta manifestação cultural moçambicana sem a matéria-prima necessária para o seu fabrico.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!