Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Festa do Cinema Italiano chega a Maputo

Depois de Portugal, vai decorrer, em Maputo, de 19 a 23 de Agosto, no Teatro Avenida, o 8 ½ Festa do Cinema Italiano, que se realiza pela primeira vez em Moçambique. A entrada é gratuita.

A sessão de abertura tem lugar no dia 19 de Agosto (terça-feira), às 19h00, com a película “A Grande Beleza”, de Paolo Sorrentino, vencedora, este ano, do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, Globo de Ouro e BAFTA.

A história começa na grande festa de 65 anos do escritor Jep Gambardella, interpretado por Toni Servillo, que conheceu o sucesso instantâneo na sua primeira obra, mas depois passou a trabalhar como crítico de arte. Através das andanças boémias da personagem, Sorrentino retrata o modo de vida da elite italiana, sem deixar de temperar a amargura com a constatação de que há, sim, poesia, no simples acto de viver.

Na quarta-feira, dia 20, também às 19h00, é a vez de “Viva a Liberdade”, de Roberto Ardò, filme que constituiu a sessão de abertura na edição de Lisboa, com sala principal do Cinema São Jorge cheia, e uma das ante-estreias do festival. Protagonizado por Toni Servillo, actor principal de “A Grande Beleza”, a obra é uma paródia sobre o mundo da política italiana.

Na quinta-feira, 21 de Agosto, às 19h00, é exibido um dos filmes vencedores da Festa do Cinema Italiano 2014,”La mafia uccide solo d’estatate” (“A Máfia só mata no Verão”), de Pierfrancesco Diliberto (PIF).

Uma nova maneira e improvável de retratar a Máfia e tão divertido como comovente, este filme foi vencedor do Prémio do Público do Festival de Turim e é uma crónica siciliana, que nos mostra as tentativas de Arturo de conquistar o coração da sua amada e se desenvolve num contexto histórico muito complexo nas últimas décadas em Itália.

Os mais pequenos também são incluídos nesta Festa do Cinema Italiano e, por isso, há uma sessão infantil, sexta-feira, 22 de Agosto, às 16h00, com o filme de animação “A Gaivota e o Gato”, de Enzo d’Alò, que nos conta a história de Zorbas, um gato grande, preto e gordo que depara com a queda de uma gaivota moribunda, na sua varanda, enquanto apanhava sol. Antes de morrer, põe um ovo, e faz dois pedidos a Zorbas: tomar conta da gaivota bebé e ensiná-la a voar.

A seguir, às 19h00 de sexta-feira, dia 22, é exibida a comédia hilariante “Uma Família Perfeita”, de Paolo Genovese, sobre um excêntrico milionário que, para combater a solidão, contrata uma companhia de actores para se fazerem passar pela sua família no dia de Natal.

A sessão de encerramento está marcada para 23 de Agosto, às 16h00, com o filme “A Melhor Oferta”, de Guiseppe Tornatore, autor do aclamado “Cinema Paraíso”. É um filme sobre o amor e as suas representações, com interpretação de Geoffrey Rush, Donald Sutherland, Sylvia Hoeks e Jim Sturgess.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!