Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Festa do 35º aniversario da independência nacional começa em Nangade

O distrito de Nangade, na província nortenha de Cabo Delegado, será palco do início das festividades do 35º aniversário da proclamação da independência nacional de Moçambique, que se comemora a 25 de Junho. O Dia da Mulher Moçambicana, que se comemora a 7 de Abril, marca o início das várias actividades politicas, culturais, educativas, entre várias outras manifestações que terão o seu ponto mais alto no dia 25 de Junho.

Sob o lema “35 Anos Unidos na Luta contra a Pobreza, Três Gerações, Um só Povo, Uma Nação”, as festividades são fruto do desencadeamento da luta de libertação nacional levada a cabo pela Geração do 25 de Setembro, de 08 de Março e prosseguida pela actual Geração da Viragem para o desenvolvimento do país. Falando hoje, em conferência de imprensa, o Ministro da Cultura, Armando Artur, disse que a comemoração da independência nacional será especial, por começar no dia 7 de Abril, data que também se reveste de um valor histórico em Moçambique.

“Devemos considerar o Dia da Mulher Moçambicana (7 de Abril) como marco do início das festividades dos 35 anos da nossa independência, porque como todos sabem é uma data muito importante para o nosso país”, disse o ministro. Armando Artur disse ainda que as festividades deste ano decorrem num ano de maior movimentação cultural, como é o caso do VI Festival Nacional da Cultura que terá o seu ponto mais alto na cidade de Chimoio, província central de Manica, a decorrer de 27 de Julho a 1 de Agosto.

Refira-se que estas actividades vão iniciar com o acender da “Chama da Unidade”, pelo presidente moçambicano, Armando Emílio Guebuza, tendo como ponto de partida o distrito de Nangade, devendo percorrer todos os distritos do país incluindo as capitais provinciais e por fim desembocar na capital do país a 25 de Junho, na Praça da Independência. Para além dos Festival Nacional da Cultura, igualmente, actividades de carácter político, social e desportivo irão corporizar as celebrações desta efeméride ao nível nacional.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!