Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

FDC celebra 16 anos de existência

A Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC) comemorou esta semana 16 anos de existência, marcados por acções cujo enfoque é a realização de um ideal de desenvolvimento, democracia e justiça social, tendo em vista a promoção dos direitos da mulher, do jovem e da criança. Desde a sua criação, a intervenção da FDC tem estado voltada para o aumento de oportunidades no acesso à educação, saúde, promoção de actividades de geração de rendimento, segurança alimentar e água e saneamento.·

A FDC é uma instituição privada sem fins lucrativos, que visa fortalecer as capacidades das comunidades desfavorecidas com o objectivo de vencer a pobreza e promover a justiça social em Moçambique. No último ano, sem descurar as outras áreas, a Fundação priorizou o acesso à saúde, tendo contribuído directamente para a administração de pouco mais de um milhão de doses de vacinas a crianças e mulheres grávidas e distribuído 1.418 botijas de gás para geleiras nas unidades sanitárias, o que permitiu assegurar uma melhor conservação das vacinas em todos os distritos da Província de Nampula, Norte de Moçambique.

Construiu de raiz um Centro de Saúde Tipo 2, incluído serviços de maternidade no Distrito de Matutuíne, Província de Maputo, onde as populações chegavam a percorrer cerca de 20 quilómetros para ter acesso ao centro de saúde mais próximo.

Nas províncias de Maputo, Gaza e Inhambane, no Sul do país, a FDC facilitou o acesso à educação, saúde, nutrição, registo, habitação condigna e apoio psicossocial a 25.591 Crianças órfãs e Vulneráveis. Com as campanhas de prevenção do HIV/SIDA, a FDC atingiu 511.771 jovens estudantes em 96 escolas, assistiu 15.899 pessoas seropositivas, sendo 60 por cento mulheres, para além de ter prosseguido com os ensaios clínicos envolvendo 320 mulheres com vista a apurar a eficácia de um gel denominado microbicida que pode ajudar a reduzir o nível de infecção pelas Doenças de Transmissão Sexual (DTS), incluindo o HIV/Sida na mulher.

Estes e outros resultados têm sido possíveis graças a pronta colaboração dos membros, parceiros, colaboradores e sobretudo comunidades que se encontram em cerca de 64 distritos onde a FDC tem trabalhado, que acreditam em mecanismos participativos de tomada de decisão e que tem a habilidade de liderar processos de desenvolvimento local, de promover diálogo e parceria entre si próprias, com o Estado, com a sociedade civil e com o sector privado, para alcançar o seu desenvolvimento.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!