Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

FAO apoia distritos

O Fundo das Nações Unidas para Agricultura (FAO) através da USAID, desembolsou 9.750.000 meticais, destinados a aquisição de semente de milho e adubos para o incremento da actividade agrícola, nos distritos de Ribáuè e Malema, para a campanha agrícola 2009/2010.

O projecto prevê abranger cerca de mil famílias e o pacote previsto por família será composto por 50 quilogramas de adubo, denominado NPK, 50 de Ureia e 12,5 de milho, onde se prevê um incremento da produção, por exemplo para milho, na ordem de 15 mil toneladas.

Estão assegurados fundos para a construção de represas para irrigação nos distritos de Ribáuè, Malema e Muecate com uma capacidade média de rega de 20 hectares cada.

Amisse Cololo, porta-voz do governo provincial falando a propósito referiu que em face do Plano de Acção de Produção de Alimentos para os distritos de Malema, Ribaue, Lalaua, Mecúburi, Murrupula, Angoche e Moma foram adquiridos e alocados 390 toneladas de sementes de milho e arroz, para uma área de 11.475 hectares, com vista a garantir o reforço da presente campanha agrícola, dos quais 45 por cento já se encontra na posse dos produtores.

Entretanto, e ainda no âmbito dos esforços levados a cabo para garantir a segurança alimentar, na província de Nampula, o sector de agricultura alocou oito tractores com respectivas alfaias e um número não especificado de juntas de bois com as respectivas carroças.

Grande parte deste equipamento beneficiou aos produtores dos distritos de Malema, Ribaue, Lalaua, Murrupula e Moma, devido ao seu potencial ecológico para a prática da agricultura. Temos ainda algumas regiões da província que apresentam focus de fome, sobretudo alguns povoados da região costeira devido aos problemas de solo que não são adequado para algumas culturas.

A saida são as trocas comerciais, onde as populações do interior terão que levar milho e outras culturas para trocarem com o peixe nas zonas de maior potencial. Explicou Cololo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!