Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

https://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.html
ADVERTISEMENT

FAO anuncia acordo para conservação de recursos genéticos das plantas

Um acordo de 116 milhões de dólares foi fechado para o financiamento de um sistema de preservação dos genes das plantas e seu compartilhamento através de um tratado internacional, anunciaram neste sábado especialistas da FAO após uma reunião na Tunísia.

Os mais de 120 delegados e especialistas da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) também entraram em acordo sobre os procedimentos de intercâmbio de recursos genéticos a nível internacional e o compartilhamento dos lucros.

Estes compromissos foram alcançados durante uma reunião organizada entre os dias 1º e 5 de junho pela FAO para a promoção do Tratado Internacional sobre os Recursos Filogenéticos, que está em vigor desde 2004. “O tratado se tornou operante, acabamos de passar sua aplicação”, indicou neste sábado Clive Stannard, especialista e autor do texto “juridicamente vinculante” para os signatários.

O acordo multilateral oferece um acesso gratuito ao material genético de 60 espécies cultivadas que representam 80% dos vegetais utilizados para a alimentação da humanidade, assim como estabelece o compartilhamento dos lucros gerados, explicou a organização. Além disso, onze países foram selecionados para o financiamento dos projetos destinados a proteger o patrimônio genético ameaçado pelos efeitos do aquecimento global e pelas doenças.

Um financiamento de 500.000 dólares foi aprovado para o primeiro grupo de projetos, alguns dos quais têm foco no combate à “UG 99”, uma doença que ameaça 90% das variedades de trigo cultivadas no mundo. Os projetos coordenados por agricultores serão implantados no Egito, Costa Rica, Cuba, Índia, Quênia, Marrocos, Nicarágua, Peru, Senegal, Tanzânia e Uruguai.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Content is protected !!