Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Falta de água condiciona serviços no Centro de Saúde de Anchilo em Nampula

O Centro de Saúde de Anchilo, no distrito de Nampula-Rapale, enfrenta uma crise de água desde 2010, facto que condiciona os serviços daquela unidade sanitária pública. Consequentemente, os doentes ali internados queixam da precariedade de higiene pessoal e do próprio centro.

O @Verdade apurou que a falta de água no Centro de Saúde de Anchilo deve-se às avarias constantes do único sistema de abastecimento instalado a uma distância de cerca de um quilómetro. As autoridades governamentais têm conhecimento do problema mas ainda não houve nenhuma acção no sentido de resolvê-lo e garantir o fornecimento regular do precioso líquido.

A direcção daquele centro disse que a situação ultrapassa as suas capacidades porque o sistema que abastece água está obsoleto e quanto mais se leva tempo para encontrar uma solução os custos de reparação aumentam.

Ao que ficamos a saber, a água utilizada pelo Centro de Saúde de Anchilo é transportada em bidões, através de viaturas, a partir da cidade de Nampula, para o consumo e confecção de alimentos. Caso reste serve para lavar a roupa de cama e outros equipamentos hospitalares. Por dia gasta-se cerca de 110 mil litros, dos quais só se consegue 10 mil litros.

Face a esta situação, diariamente, os familiares dos enfermos transportam água das suas casas para a unidade sanitária em bidões de cinco litros.

Refira-se que a capacidade de internamento daquela unidade sanitária é de pouco mais de 65 doentes e tem 23 funcionários, entre médicos, enfermeiros, pessoal de apoio e outros.

 

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!