Um indivíduo escapou do linchamento e encontra-se sob custódia da Polícia depois de tentar roubar viatura de uma cidadã, fazendo passar, para o efeito, de membro do Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), na cidade de Tete.
Segundo o Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM), naquela parcela do país, o presumível ladrão dirigiu-se ao escritório da vítima e exigiu os documentos do carro, numa acção similar a que os agentes de Trânsito fazem na via pública.
A senhora estanhou o acto e, desconfiada, pediu para que o suposto polícia se identificasse. Este não só recusou-se, como também irritou-se e recorreu à violência para tentar conseguir a documentação em questão.
A mulher resistiu, mas enquanto contactava as autoridades policiais, o larápio colocou-se em fuga, tendo sido neutralizado por uma multidão que estava do lado de fora do local dos factos.
Por conseguinte, ele foi submetido à violência física e o pior não aconteceu graças à pronta intervenção da PRM, que durante a investigação descobriu que se tratava de um falso agente do SERNIC.
Em sua posse, foram encontradas: uma pistola falsa, duas facas, diversas matrículas de viaturas que supostamente seriam as próximas a ser roubadas e vários documentos. O pior não aconteceu porque a Polícia chegou a tempo.