Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Faizal Sidat quer os “sete milhões” no futebol

O presidente da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), Faizal Sidat, aconselha ao Governo moçambicano a alocar, anualmente, sete milhões de meticais para o melhoramento das infra-estruturas desportivas dos clubes.

Para Faizal Sidat, o défice registado na componente da formação em Moçambique deve-se ao facto de os clubes não terem infra-estruturas em condições para desenvolver a actividade. Segundo aquele dirigente, “é preciso dar ao novo talento um bom palco para que ele possa mostrar o seu real valor. Infelizmente, neste país, sobretudo nos distritos, temos uma elevada privação de campos. Temos de pôr cobro nisso”.

Como solução, aquele dirigente desportivo refere que, “airosa como não, a verdade é que temos de melhorar as infra-estruturas desportivas. Porquê, por exemplo, o Governo não aloca os famosos sete milhões de meticais para os clubes necessitados?”.

E sustenta: “o Ministério da Juventude e Desportos, através do Fundo de Promoção Desportiva (FPD), podia pagar na totalidade as obras de construção e/ou melhoramento das infra-estruturas. Os clubes, por sua vez, iam devolver 70% desse valor aos cofres do Estado para que possam ser alocados aos outros”.

Sobre os restantes 30%, Sidat avançou que os mesmos não devem ser restituídos de forma a garantir que as instalações sejam utilizadas pelas Associações Provinciais de Futebol na execução das suas actividades, visto que os clubes gozam de alguma autonomia Normal 0 21 false false false PT X-NONE X-NONE em relação a esses órgãos locais de gestão do desporto-rei.

Questionado sobre a existência de colectividades interessadas neste “negócio”, Faizal Sidat foi peremptório na resposta: “há clubes que se mostraram interessados neste tipo de iniciativa, sobretudo no que diz respeito à colocação da relva sintética nos seus campos”.

“A ser concretizada esta ideia, que aliás saiu da Conferência Nacional de Futebol que teve lugar em Maputo na semana finda, poderemos dar um passo gigantesco no desenvolvimento desta modalidade” completou.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!