Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

FACIM “volta” a baixa da cidade de Maputo

A edição do presente ano de 2010 da Feira Agrária, Comercial e Industrial de Maputo, vulgo FACIM, vai se realizar na Baixa da cidade de Maputo, a capital moçambicana, e não no novo espaço localizado na zona de Ricatla, no distrito de Marracuene, Sul do país.

De acordo com a edição desta semana do semanário “Domingo”, o ‘retorno’ ao velho recinto da Baixa resulta de atrasos na projecção do pavilhão multi-uso da nova FACIM. Com efeito, a construção do pavilhão multi-uso aguarda a finalização de aspectos básicos, nomeadamente o estudo de impacto ambiental e do lançamento do concurso para a adjudicação da obra.

O que até agora se fez é apenas a engenharia hidráulica da área de Ricatla, identificação de pontos de abastecimento de energia eléctrica, entre outras acções. O Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Instituto de Promoção de Exportações (IPEX), João Macaringue, assegurou que a FACIM-2010 vai acontecer na Baixa da cidade de Maputo, “ate porque existe um acordo com o Governo no qual esta assente que caso haja algum atraso na construção do pavilhão multi-uso, a Sociedade Gestora de Exposições, Feiras e Congressos (SOGEX) deverá assessorar o IPEX na montagem da feira no local habitual”.

O anúncio do retorno da FACIM ao local habitual acontece alguns meses após a realização da edição-2009, na qual Macaringue e Américo Magaia, este último ex-PCA da SOGEX, anunciaram a transferência da FACIM para Ricatla, a aproximadamente 30 quilómetros a Norte da cidade de Maputo.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!