A primeira fábrica de cervejas construída de raiz no pós-independência na província de Nampula, no norte de Moçambique, será inaugurada na terça-feira, pelo Presidente da República, Armando Guebuza, que se encontra de visita àquela parcela do país.
A fábrica, com uma capacidade de produção instalada de mais de 7.4 milhões de caixas de cerveja, ou seja, 480 hectolitros por ano, é um investimento da empresa Cervejas de Moçambique (CDM) avaliado em 69 milhões de dólares norte-americanos.
Segundo um comunicado da empresa, a nova unidade fabril vai abastecer o mercado da região norte do país, colmatando os problemas de ruptura de “stocks” de cerveja que se verificam, sobretudo, nas épocas de pico, entre as quais a quadra festiva do Natal e Fim do Ano. As obras de construção desta fábrica em Nampula arrancaram em finais de 2008.
De referir que a mesma vai gerar 200 novos postos fixos de emprego, para além de outros dez mil, de forma indirecta através dos revendedores e outros intervenientes na cadeia de distribuição e consumo. O Presidente moçambicano encontrase em Nampula, no âmbito da sua governação aberta e inclusiva.