Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Exportação do algodão crescerá 14,4%

Moçambique deverá arrecadar cerca de USD 65,2 milhões até finais de 2014, resultantes da exportação de pouco mais de 41,8 mil toneladas do algodão-fibra, representando um crescimento do volume de receitas em 14,4% face a 2013.

No período em análise, a produção global do algodão deverá ser de 110 mil toneladas, uma subida na ordem dos 10% face ao volume de produção alcançado na campanha agrícola de 2012/2013, segundo projecções do Instituto do Algodão de Moçambique (IAM). Acrescenta a instituição que “este ano o preço do algodão no mercado internacional tem tendência de melhorar”.

Por outro lado, aquela instituição estatal adstrita ao Ministério da Agricultura (MINAG) indica que a nova legislação do algodão será aprovada pelo Conselho de Ministros até finais de Março de 2014 e a mesma tem em vista conferir maior qualidade e aumentar os níveis de produção do sector para a redução do actual défice do algodão-fibra de 67%, para 23% até 2019.

Entretanto, o grande desafio deste sector em 2014 prende-se com a expansão do volume das exportações do algodão para alguns países africanos que já manifestaram interesse no produto.

Presentemente, as Ilhas Maurícias são o único mercado africano que consome o algodão de Moçambique, representando uma média anual de 20% do total das exportações do produto, de acordo ainda com o Instituto do Algodão de Moçambique.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!