Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Exportação de banana gera USD 50 milhões

A exportação da banana produzida nas províncias do Sul e Centro de Moçambique deverá render, até finais de 2011, cerca de 50 milhões de dólares norte-americanos, segundo prognósticos da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA).

No global, aquelas regiões deverão exportar cerca de 100 mil toneladas de banana para a vizinha África do Sul e para a União Europeia, de acordo com António Gomes, vicepresidente do pelouro de Agro-Negócios da CTA.

A banana está a ser produzida por oito empresas nacionais que operam em regime comercial, de acordo ainda com Gomes, estimando em pouco mais de quatro mil o número de assalariados afectos àquele sector produtivo.

Entretanto, Gomes referiu que, a nível doméstico, a cidade do Maputo é o principal consumidor do produto, consumindo cerca de 50 toneladas de banana por dia, desmentindo, entretanto, rumores que apontam que a banana comercializada no mercado nacional está contaminada por substâncias nocivas à saúde pública.

Refira-se que, nos últimos dias, circularam informações segundo as quais a banana importada da África do Sul está contaminada por produtos tóxicos prejudiciais à saúde dos consumidores.

“A banana comercializada nas zonas Sul e Centro do país é produzida localmente e não importada de países vizinhos como referem as informações que circulam nos últimos dias”, reiterou António Gomes.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!