Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Exportação de algodão para Portugal reduz 2%

Moçambique reduziu em cerca de 2% a exportação do algodão para Portugal em 2012, basicamente devido à prática de melhores preços do produto nalguns países da Ásia, relativamente aos praticados por Maputo.

No período em análise, o volume total da comercialização do algodão foi de 173 mil toneladas, das quais para Portugal foi exportado apenas o correspondente a 1%, contra 3% de 2011, segundo o Instituto do Algodão de Moçambique.

A China foi o maior destino do algodão moçambicano, tendo recebido o correspondente a 31% do volume global exportado, seguida de Bangladesh com 22%, enquanto em África o maior destinatário foram as ilhas Maurícias (seis por cento). Refira-se que até finais de 2011 o principal destino do algodão moçambicano no continente africano era a vizinha África do Sul, situação invertida a favor das Maurícias devido ao crescimento da indústria têxtil naquele país rematado ao largo do Oceano Índico.

Preço do algodão 2013

Entretanto, o Ministério da Agricultura está desde a semana passada reunido no distrito de Dondo, província central de Sofala, com produtores nacionais de algodão para recolha de propostas do novo preço mínimo do produto a vigorar até finais do presente ano de 2013.

Do leque das propostas, o Fórum Nacional dos Produtores de Algodão (FONPA) defende valores a rondar entre 15 e 17 meticais por quilograma, contra o de 10,5 meticais praticado na campanha anterior de 2011/12.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!