Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Exportação da castanha de caju regista aumento

As exportações da amêndoa da castanha de caju registaram um ligeiro aumento apesar da redução, em 34 por cento, da castanha comercializada na campanha 2008/09. O ligeiro crescimento das exportações é, segundo o Banco de Moçambique, resultado do aumento das quantidades da castanha adquirida pela indústria de caju.

A energia eléctrica é outro produto de exportação que registou um crescimento das receitas em 10.4 por cento para 197.7 milhões de dólares norte-americanos, resultante do aumento, em oito por cento, da quantidade exportada para 9,110,879.6 Mega Watts por hora (MWh) repartida entre importações da África do Sul e Zimbabwe.

Em geral, as exportações totais de bens reduziram em 37 por cento para 1,285 milhões de dólares, devido a queda tanto das exportações realizadas pelos grandes projectos (38.8 por cento para 896.7 milhões de dólares), como das exportações dos outros sectores da economia que não integram esta categoria. No entanto, houve um crescimento notável nas exportações de bens no terceiro trimestre de 2009, comparativamente ao segundo trimestre do ano em análise, devido a dinâmica das vendas ao exterior e feitas pelos grandes projectos.

Os grandes projectos, segundo o documento “Preços e Conjuntura Financeira”, aumentaram em 58 milhões (com destaque para o alumínio que aumentou em 45 por cento devido a melhoria do preço no mercado internacional). Os restantes sectores da economia que cresceram 79 por cento, onde se destaca o aumento das receitas de exportação do tabaco, açúcar, madeira e camarão.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!