Duas explosões suicidas do lado de fora do aeroporto de Kandahar, no sul do Afeganistão, mataram 20 civis e deixaram mais de 50 feridos, esta Quarta-feira, informaram as autoridades.
Os ataques são os mais violentos no país nas últimas semanas. Quatro governadores de províncias do sul estavam reunidos na base da NATO dentro do aeroporto quando o ataque aconteceu, disse à Reuters o general Abdul Hameed, comandante do Exército para a região sul.
Um homem-bomba numa moto detonou os explosivos num estacionamento perto da base que estava cheio de motoristas de camião e outros civis que esperavam para ingressar no local.
Poucos minutos depois, quando pessoas reuniam-se no local da explosão, outro suicida detonou os seus explosivos enquanto caminhava no meio da multidão, disse Ahmad Faisal, porta-voz do governo local.
Um porta-voz das forças lideradas pela NATO disse que a coligação estava ciente do ataque, mas direccionou todas as perguntas às autoridades civis.
A violência tem aumentado no Afeganistão desde que o Taliban começou uma ofensiva em Abril, prometendo atacar o governo afegão e as forças de segurança, além das 130 mil tropas estrangeiras no país.
Kandahar, local de origem do Taliban, tem sido cenário de alguns dos piores ataques. A violência desperta preocupações sobre a capacidade das forças afegãs de combater a insurgência do Taliban quando as forças ocidentais deixarem definitivamente o país, no final de 2014.
As forças estrangeiras, que já passaram parte da segurança às forças afegãs, ainda controlam a segurança na província de Kandahar, mas a capital Kandahar vai passar para as mãos afegãs durante o actual processo de transição.

