Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Explosões matam 25 pessoas em Mogadíscio

Ao menos 25 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas este sábado em duas explosões em Mogadíscio, capital da Somália, país onde uma rebelião islâmica ameaça o governo, informaram fontes oficiais. As duas explosões sacudiram o mercado Bakara, feudo da rebelião islâmica, no momento da oração do meio-dia.

“Foi um ato terrorista realizado por mercenários contratados pelo ‘pseudogoverno’ somali”, afirmou um responsável do grupo rebelde dos Shebab, xeque Alí Mohamud Rage. “Há 25 corpos”, revelou à AFP o chefe dos serviços de socorro de Mogadíscio, Ali Mus.

Segundo Rage, no momento é impossível determinar o número total de vítimas, mas há “dezenas de mortos ou feridos”. Outro membro do Shebab disse que as explosões foram um ataque contra um dos líderes do grupo, o xeque Fuad Mohamed Jalaf, que estava em uma mesquita próxima e ficou ferido no braço, levemente. Os Shebab, ligados à rede terrorista Al-Qaeda, combatem o governo somali e seus aliados da União Africana, que tem cerca de 5 mil soldados na Somália.

O país, no Chifre da África, vive um ciclo de violência e guerra civil desde a queda do presidente Muhamad Siad Barre, em 1991. No momento, a maior parte do território somali é controlada pela milícia Shebab, que segue a ultraconservadora doutrina Wahhabi do Islã.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!