Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Explosões de bombas matam 22 pessoas nos cafés no Iraque

Bombas explodiram nos cafés lotados e noutros alvos em todo o Iraque, esta Quinta-feira (27), incluindo a capital Bagdad, matando pelo menos 22 pessoas, disseram os médicos e a polícia.

No norte e sul de Bagdad, duas explosões atingiram cafés onde dezenas de jovens reuniram-se para assistir a um jogo de futebol televisivo, matando oito pessoas, de acordo com as fontes. Duas outras explosões mataram 10 pessoas nos cafés na cidade de Baquba, cerca de 50 quilómetros a nordeste de Bagdad, disse a polícia.

Outra bomba explodiu perto de um café na cidade de Jbela, 65 quilómetros ao sul de Bagdad, matando três, e uma “bomba adesiva” acoplada a um carro matou um civil em Iskandariya, 40 quilómetros ao sul de Bagdad, disse a polícia.

A violência tem crescido no Iraque desde o início do ano, vitimando mais de mil pessoas apenas em Maio, o mês mais mortal desde o derramamento de sangue sectário visto em 2006-07.

Os insurgentes, incluindo a filial iraquiana da Al Qaeda, têm recrutado muçulmanos da minoria sunita do país, que se sente marginalizada depois da invasão liderada pelos Estados Unidos que derrubou o ex-ditador Saddam Hussein e fortaleceu a maioria xiita.

As tensões sectárias foram inflamadas pela guerra civil na Síria, que contagia rapidamente toda a região, atraindo combatentes xiitas e sunitas do Iraque para lutar em lados opostos do conflito.

As explosões aconteceram no momento em que os iraquianos celebram os movimentos por parte do Conselho de Segurança da ONU para acabar com as sanções impostas a Bagdad há mais de duas décadas, depois de o ex-presidente Saddam Hussein ter invadido o Kuwait em 1990.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!