Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Explosão dum comboio de carga no Canadá deixa pelo menos 5 mortos e 40 desaparecidos

Pelo menos cinco pessoas morreram e 40 estão desaparecidas depois de um comboio de carga desgovernado que transportava tanques de petróleo ter explodido destruindo o centro de uma pequena cidade do Canadá.

O comboio levava petróleo do estado de Dakota do Norte, nos EUA, para o leste canadense e estava parado, sem maquinista. Foi quando começou a ganhar velocidade e acabou descarrilando numa curva. Cada um dos tanques do comboio carregava 113 mil litros da commodity.

Quatro dos vagões de tanques pressurizados pegaram fogo e explodiram, formando uma bola de fogo em forma de cogumelo a centenas de metros do solo, incendiando prédios e um bar popular da cidade. A polícia informou que estava a investigar o desastre e iria ouvir todos os envolvidos.

“Neste momento, não podemos dizer se foi um acto criminoso. Podemos dizer apenas que estamos a analisar os factos. Brunet disse que outras 40 pessoas estão desaparecidas depois do desastre que ocorreu no Sábado. “Pode haver mais, pode haver menos”, disse.

Poucas pessoas que se feriram foram tratadas nos hospitais. Isso significa que quem foi pego pela explosão ou escapou ou morreu. “É uma situação preto no branco”, disse o ministro da Saúde de Québec, Rejean Hebert. Uma autoridade da Montreal, Maine & Atlantic, a empresa que opera o comboio, disse que um engenheiro travou o comboio e foi embora.

“Essa é a pergunta que eu faria: alguém soltou o freio”, afirmou um consultor sobre transporte ferroviário Guy Landrio. “Na minha experiência, um comboio não começa a andar sozinho. Sempre há uma causa por trás disso”, acrescentou.

Genevieve Guilbault, porta-voz do escritório do legista, disse que os mortos foram queimados de forma a dificultar o reconhecimento e que o DNA e os registos dentários deverão ser utilizados para a identificação.

“Dada a dimensão e intensidade da explosão, você pode imaginar o estado dos corpos”, disse ela a jornalistas. O vapor branco ainda subia, este Domingo, do centro da cidade, isolado pela polícia. As fotos mostraram edifícios quebrados, pilhas de escombros e tocos de árvores queimados em chamas.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!