Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Exploração de carvão: Riversdale garante cumprimento de prazos

A administração da empresa mineira australiana, Riversdale Mining, garante que o calendário relativo aos projectos de exploração de carvão mineral de Benga e Zambeze, na província de Tete, no centro de Moçambique, vai ser cumprido. No caso de Benga, a primeira extracção de minério deverá ocorrer dentro de meses, sendo que a exportação, através do porto da Beira, também no centro do país, terá lugar em finais do próximo ano.

O cronograma anterior apontava para o início das actividades de Benga em finais de 2011, mas com vista a responder às solicitações de carvão no mercado internacional os donos do projecto viramse na contingência de ter que reformular o programa.

No relatório de actividades referentes a 2010, citado pela agencia noticiosa Macauhub, a Riversdale considera que os seus dois projectos em Moçambique deram, ao longo deste ano, passos decisivos rumo à sua materialização, prometendo novos desenvolvimentos em breve.

Segundo a administração da empresa, a aprovação do estudo de impacto ambiental e do desenvolvimento do projecto, bem como a assinatura de contratos para a construção da mina, são alguns dos passos dados ao longo deste ano para a viabilização de Benga.

A Riversdale Mining e a sua parceira Tata Steel, da Índia, anunciaram este ano um aumento de 84 por cento em reservas de carvão para a mina de Benga, elevando as quantidades confirmadas para 502 milhões de toneladas.

Com este aumento das reservas confirmam-se os planos do consórcio, segundo os quais, na última fase, o projecto irá produzir mais de 20 milhões de toneladas de carvão por ano, quer para exportação, quer para alimentar a central térmica também programada para Tete.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!