O programa “Alimentação Escolar”, levado a cabo pela Visão Mundial, com o propósito de combater a desistência dos alunos dos estudos e melhorar a qualidade do ensino, só poderá ser expandido caso os resultados da fase piloto 2013-2015 sejam satisfatórios.
Trata-se um projecto lançado em Janeiro último e orçado em 13 milhões de dólares. Abrange 70 mil alunos de 200 escolas primárias dos distritos de Muecate e Nacarôa, na província de Nampula, Norte de Moçambique, e envolve 1.222 professores.
Segundo a directora para a qualidade de programas na Visão Mundial, Christine Beaslew, decorre também a capacitação de agrónomos no sentido de incentivar as comunidades rurais a produzirem e consumir hortícolas e evitar no máximo vender alimentos nutritivos. Ela informou que os primeiros camiões de produtos alimentares chegam nos próximos dias.
Em relação às medidas de saúde e higiene, a responsável referiu serão construídos furos de água potável com condições adequadas para garantir um bom saneamento do meio e que afaste as crianças da vulnerabilidade de doenças como diarreias, cólera e a malária.