Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Expansão do ensino a distância na Função Pública

O Ministério moçambicano da Função Pública (MFP) iniciou esta semana um programa de expansão do ensino a distância de nível básico, destinado a formação dos funcionários do Estado.

Para o efeito, brigadas do MFP encontram-se desde a passada quinta-feira em alguns distritos a cumprirem o programa de lançamento desta iniciativa. Ao todo são dez distritos escolhidas nesta fase, sendo um em cada província com a excepção da cidade de Maputo, a capital do pais.

Para esta mesma fase de expansão, o programa integra os distritos de Namuno, na província de Cabo Delgado, Erati, em Nampula, e Nipepe, em Niassa, todos na região Norte. Para a zona Centro do país foram escolhidos os distritos de Mutarara, em Tete, Namarroi, na Zambézia, Caia, em Sofala, e Machaze, já em Manica.

No Sul do país, a escolha recaiu sobre os distritos de Govuro, na província de Inhambane, Massangena, em Gaza, e finalmente Moamba, na província de Maputo. A AIM soube de fonte do MFP que com base nesta modalidade de formação estão já em funcionamento 20 turmas em todas as províncias do país, envolvendo um total de 581 formandos.

O sector público Estatal é composto por cerca de 179 mil funcionários e agentes, dos quais 66 por cento são de nível elementar e básico, na sua maioria a trabalhar nos distritos. “Pelo facto de o distrito ser o pólo de desenvolvimento e base de planificação é necessário que esteja dotado de profissionais minimamente qualificados.

A expansão do ensino a distância é um imperativo para colmatar as lacunas de formação existentes”, sublinhou a fonte. Para o alcance do objectivo de capacitar o funcionário esta a ser implementado em Moçambique um sistema de formação em Administração Publica, através do Instituto Superior de Administração Publica, para o nível superior (lideranças) e os Institutos de Formação em Administração Publica e Autárquica (IFAPAs), para os níveis básico e médio.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!