Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Exim Bank da Índia concede 217 milhões de dólares para infra-estruturas

O Exim Bank da Índia formalizou, Quinta-feira, a concessão de um crédito no valor de 217 milhões de dólares norte-americanos a Moçambique, destinados ao financiamento de projectos do sector das obras públicas e habitação no país.

Deste montante, 150 milhões de dólares destinam-se ao financiamento da reabilitação da estrada Tica-Buzi-Nova Sofala, na província central de Sofala, 47 milhões de dólares servirão para a construção de 1.200 casas nas províncias de Tete, Zambézia e Cabo Delgado e 20 milhões serão aplicados no projecto de desenvolvimento de água rural na sua 3ª fase, contemplando as províncias de Manica, Zambézia e Nampula.

Para o efeito, o governo moçambicano e aquela instituição de crédito assinaram, em Maputo, três acordos, cobrindo as três componentes. Os acordos foram rubricados pelo Ministro moçambicano das Finanças, Manuel Chang, e o Director Executivo do Exim Bank da India, David Rasquinha.

Com estes acordos fica encerrado o ciclo de financiamentos através da Linha de Crédito anunciada pelo governo indiano aquando da visita do Presidente moçambicano, Armando Guebuza, àquele país, em 2010, no valor de 500 milhões de dólares.

Assim, para além dos projectos contemplados com o crédito hoje concedido, a Linha de Crédito incluiu também três outros projectos, com destaque para a melhoria da qualidade de energia na cidade e província de Maputo.

Os outros dois projectos incluem a instalação de uma fábrica de painéis solares, em Beluluane, província de Maputo e o de aumento de produtividade do cultivo de arroz, trigo e milho no país. Falando a imprensa durante o evento, Chang explicou que se trata de um crédito a titulo concessional, amortizável em 20 anos a uma taxa de juro de dois por cento.

Na ocasião, Chang enalteceu os esforços que estão sendo empreendidos pelo Exim Bank e governo indiano com vista a apoiar os programas de desenvolvimento em Moçambique. O director executivo do Exim Bank da Índia, que representou o seu país nos acordos, integra a comitiva da ministra indiana das Relações Exteriores, Preneet Kaur, que hoje iniciou uma visita de trabalho de dois dias a Moçambique para o estreitamento da cooperação bilateral.

Em Maputo, Kaur participou na III sessão da comissão Mista Moçambique-Índia, no quadro do reforço das relações de cooperação entre os dois países e povos.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!