O Exército sudanês declarou, terça-feira última (12), ter vencido grupos rebeldes em Kordofan-Sul, perto das fronteiras com o Sudão do Sul e de Darfur-Norte (oeste), perto da fronteira com a Líbia.
Durante os combates, foram mortos pelo menos 100 rebeldes e ocupados mais de quatro locais estratégicos, declarou o porta-voz das Forças Armadas Sudanesas (SAF), o coronel Sawarmi Khalid Saad, na Rádio Omdurman.
As zonas ocupadas pelas forças do Governo, no quadro destas operações designadas “verão decisivo” são a fortaleza do norte da rebelião do Movimento de Libertação do Movimento de Minni Minnawi (SLM-MM) de Abou Liha, nordeste da cidade de Kutum, em Darfur-Norte.
As SAF também libertaram Abu Gamrah, uma encruzilhada comercial e uma base estratégica para vários movimentos rebeldes e bandidos, assinalou o coronel Saad, assegurando que o Exército, agora, controla plenamente essas regiões.
Anunciou que as SAF derrotaram combatentes rebeldes em duas batalhas separadas, designadamente no leste de Kadugli, capital de Kordofan-Sul, e no leste de Kawdah, principal bastião dos rebeldes no Sudão Movimento Popular de Libertação-Norte (SPLM-N).
Na batalha de Kawdah, Saad declarou que as suas forças mataram cerca de 100 rebeldes e apreenderam dois veículos bem como material bélico.