Uma viatura que fazia o trajecto Mocuba – Quelimane e por sinal, licenciada na actividade de transporte de passageiros, capotou no final da tarde e princípio da noite do passao sábado, no troço entre Mocuba e Namacurra, concretamente ao pé da quinta Sotomane, para quem conhece a estrada que vai a Mocuba, causando dezenas de feridos e uma vítima mortal.
A reportagem do Diário da Zambézia testemunhou o acidente que ocorreu por volta das 18 horas e no local eram visíveis as marcas de sangue e de pessoas feridas. Ficamos a saber que neste acidente causado por excesso de velocidade e também de carga, houve um morto e mais de 15 pessoas feridas. As causas apontadas por alguns passageiros que encontramos ainda no local são de que a viatura vinha em alta velocidade e também carregava mais de 40 sacos de milho para além de tomate em quantidade não especificada.
Ainda mais, mesmo com esta carga, a viatura ainda levou pessoas. Foi dai que durante o percurso, estoirou o pneu da parte traseira tendo desequilibrado a viatura que de seguida capotou. Apessoa que morreu no local, permaneceu mais de 2 horas de tempo no local, aguardando-se uma ambulância a partir de Mocuba.
Alguns feridos foram socorridos e outros, com meios próprios, saíram em viaturas para os hospitais de Namacurra e Mocuba, consoante a gravidade dos casos. Até a altura que estivemos a captar estas imagens que ilustramos, estavam dois agentes da polícia. Sendo um de trânsito e outro da Polícia Municipal de Mocuba fazendo o trabalho preliminar para apurar as causas do acidente.
O malogrado era o dono desta carga de milho e uma das pessoas que o conhecia, explicou ao Diário da Zambézia que a vítima era natural de Namanjavira, mas não deu mais detalhes sobre os seus familiares.
Refira-se que os casos de acidente tem vindo a se registar um pouco pelo país, mesmo no meio de apelos de todas forças vivas, mas alguns automobilistas ignoram tudo.