Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Ex-Primeiro Ministro português José Sócrates é preso em investigação de corrupção

A polícia de Portugal prendeu o ex-primeiro-ministro socialista José Sócrates e mais três pessoas numa investigação sobre suposto crime tributário, corrupção e lavagem de dinheiro, informou a Procuradoria Geral neste sábado.

A prisão, a primeira de um ex-primeiro ministro em Portugal, acontece após detenções de outras figuras de destaque em investigações separadas nos últimos meses, à medida que a procuradoria intensifica o combate à corrupção em um país notório por seu sistema judiciário lento.

A procuradoria informou em comunicado que Sócrates, de 57 anos e que foi preso na sexta-feira à noite, será levado a um juiz criminal para prestar depoimento neste sábado a respeito da investigação sobre operações bancárias e transferências de dinheiro suspeitas.

Segundo a agência de notícias estatal Lusa, Sócrates foi preso no aeroporto de Lisboa ao chegar do exterior. Ele passou a noite em uma esquadra da polícia, segundo um policia.

Sócrates renunciou ao cargo de primeiro ministro no meio do seu segundo mandato de quatro anos, em 2011, quando uma escalada na crise da dívida o forçou a pedir um resgate internacional, o que resultou em medidas dolorosas de austeridade em Portugal.

Uma eleição antecipada realizada em 2011 levou ao poder a coligação de centro-direita que governa o país atualmente, que introduziu medidas impopulares de austeridade como aumento de impostos e cortes de salários e de pensões.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!