Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Ex-oficial da KGB vence eleições na área rebelde da Geórgia

O ex-oficial da KGB, Leonid Tibilov, pró-Rússia, venceu as eleições presidenciais da Ossétia do Sul, região separatista da Geórgia, e indicou que vai pressionar pela união do pequeno território à Rússia.

A Ossétia do Sul, região montanhosa com cerca de 30 mil pessoas, está no centro das conturbadas relações da Geórgia com a Rússia desde a ruptura do controle georgiano numa guerra, nos anos 1990.

O governo russo reconheceu a região como uma nação independente depois duma breve guerra com a Geórgia em 2008.

Internacionalmente, a Ossétia do Sul é reconhecida apenas pela Venezuela, Nicarágua e a nação do Pacífico Nauru.

A vitória dum candidato apoiado pela Rússia dará, certamente, um estímulo para a influência de Moscovo na região, à medida que busca dificultar as aspirações da Geórgia, apoiada pelos EUA, de entrar na NATO.

Segundo os resultados divulgados, Segunda-feira, Leonid Tibilov obteve mais de 54 por cento dos votos nas eleições para presidente, Domingo, contra o ativista de direitos humanos local, David Sanakoyev.

O governo da Geórgia rejeitou a legitimidade das eleições, chamando a Ossétia do Sul de território “ocupado” e dizendo que iria pedir para a comunidade internacional também fazer críticas.

A Ossétia do Norte é parte da Rússia e o pedido de Tibilov implica, de facto, uma união da região à Rússia.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!