Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Ex-ministro é proclamado novo presidente de Madagáscar

O ex-ministro de Finanças Hery Rajaonarimampianina foi proclamado novo presidente de Madagáscar, informou nesta sexta-feira a Corte Eleitoral Especial (CES) do país ao divulgar os resultados definitivos da segunda volta das eleições realizadas no dia 20 de dezembro.

Segundo a Corte Eleitoral, Rajaonarimampianina conseguiu 53,49% dos votos, contra 46,51% de seu adversário, o médico Jean-Louis Robinson. O índice de participação nas primeiras eleições democráticas realizadas em quatro anos no país africano foi de 50,72%, segundo a CES.

Líder do partido Hery vaovao ho an’i Madagasikara (Força Nova por Madagáscar), o novo chefe de Estado, que assume um mandato de cinco anos, foi apoiado por Andry Rajoelina, presidente do Governo de transição estabelecido após o golpe de Estado de 2009.

Rajoelina não pôde concorrer ao pleito após ser cancelada sua candidatura por anomalias e pela rejeição da comunidade internacional.

Robinson, por sua parte, tinha o respaldo do último líder democrático do país, Marc Ravalomanana, exilado atualmente na África do Sul. As eleições, que coincidiram com o pleito para formar um novo Parlamento, tinham o objetivo de devolver Madagascar ao caminho democrático e à estabilidade.

Madagascar deve agora completar a transição política que sucedeu ao golpe de Estado que derrubou Ravalomanana e deu o poder a Andry Rajoelina, um ex-DJ que virou político, apoiado pelo Exército.

As eleições não só foram importantes na ordem política, mas também devem possibilitar a recuperaçãoeconómica  e social do país, imerso em uma grave crise desde a ação golpista e submetido ao ostracismo internacional.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!