Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Ex-Ministro das Finanças ouvido pela PGR sobre empréstimos da EMATUM, Proindicus e MAM

O antigo ministro das Finanças de Moçambique, Manuel Chang, foi ouvido na passada sexta-feira(01) pela Procuradoria-Geral da República(PGR) no âmbito das investigações em torno dos empréstimos secretamente contraídos pela EMATUM, Proindicus e MAM.

“Posso confirmar que foi ouvido”, garantiu uma fonte da PGR contactada pelo @Verdade sem no entanto adiantar nenhum outro pormenor pois os processos de investigação dos empréstimos contraídos secretamente pela Empresa Moçambicana de Atum(EMATUM), Proindicus e Mozambique Assets Management (MAM) estão em fase de instrução.

Actualmente deputado do partido Frelimo na Assembleia da República, Chang chefiou a pasta das Finanças moçambicanas entre 2005 e 2014.

Entre 2013 e 2014 Manuel Chang terá sido o funcionário que em nome do Governo, na altura dirigido por Armando Guebuza, deu as Garantias do Estado moçambicano aos bancos suíço e russo, violando a Constituição da República e a Lei Orçamental, e que viabilizaram os empréstimos de mais de 2 biliões de dólares norte-americanos.

A instrução processual da PGR parece que se arrasta sine die pois a investigação ao empréstimo de 850 milhões de dólares norte-americanos contraídos em 2013 pela EMATUM aos bancos Credit Suisse (da Suíça) e Vnesh Torg Bank (da Rússia) teve início oficialmente há cerca de um ano, em Agosto de 2015, segundo revelou a própria PGR.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!