Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Ex-ministro chinês é expulso do Partido Comunista por corrupção

O Partido Comunista da China expulsou dos seus quadros o ex-ministro de Ferrovias Liu Zhijun, suspeito de envolvimento em crimes económicos, disse a imprensa estatal, Segunda-feira.

Liu, segundo a agência estatal Xinhua, será agora investigado por autoridades judiciais devido à suspeita de ter recebido propinas e abusado do seu cargo para ajudar o presidente de uma firma de investimentos a obter um “enorme lucro ilegal”.

“Ele é um degenerado”, disse a Xinhua. “Tem uma grande responsabilidade de liderança pelos sérios problemas de corrupção vistos no sistema ferroviário.”

A ampla rede ferroviária chinesa enfrenta nos últimos anos problemas como fraudes, desperdícios e endividamento excessivo para a construção de novas linhas de comboios.

Ano passado, um acidente entre dois comboios de alta velocidade matou 40 pessoas. Este mês, o governo anunciou a abertura do sistema ferroviário aos investimentos privados numa escala inédita. Liu foi demitido em Fevereiro de 2011, por causa de “sérias violações disciplinares”.

Ele havia passado uma década a comandar os investimentos no sector. Ele pode ser condenado a uma longa pena de prisão, ou à morte.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!