Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Eurogrupo e FMI estimam que euro está supervalorizado

Os ministros das Finanças da Zona Euro e do Fundo Monetário Internacional (FMI) consideraram que a moeda europeia está supervalorizada, em uma reunião conjunta realizada na noite de terça-feira, informou o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker.

O director do departamento europeu do FMI, Marek Belka, participou em Bruxelas de uma reunião dos ministros das Finanças da zona euro e todos estimaram que “o euro está supervalorizado”, declarou Juncker à imprensa. O presidente do Eurogrupo destacou o caso do iuane chinês: “é anormal que uma economia que se encontra em forte expansão (China) desvalorize sua moeda em relação a uma zona monetária (euro) cujo crescimento é muito menos positivo”.

Juncker assinalou que os representantes da eurozona já declararam abertamente o que pensam a seus interlocutores chineses, durante um encontro em Nanquim, no domingo passado, prévio à Cúpula UE-China. “Dissemos que uma valorização do iuane em relação ao euro é desejável para se reduzir os desequilíbrios globais que constatamos”, destacou Juncker, chefe dos ministros das Finanças da zona euro. “Uma valorização do iuane será boa para o euro e também para o povo chinês, que verá aumentar seu poder aquisitivo e poderá recuperar o controle de sua política monetária”, explicou Juncker, lamentando que “nossos amigos chineses não veem isto da mesma maneira”.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!