Graças a dois suplentes, a Inglaterra derrubou a muralha defensiva do País de Gales e venceu de virada nesta quinta-feira o histórico clássico britânico por 2 a 1, no estádio Bollaert-Delelis, em Lens, pela segunda jornada do grupo B do Campeonato Europeu (Euro) de futebol.
O placar do duelo britânico – inédito no torneio continental – foi aberto pelo médio-atacante Gareth Bale, aos 42 minutos do primeiro tempo, na cobrança de falta de longa distância, que ainda teve falha do guarda-redes Joe Hart.
Com o tento, o craque do Real Madrid igualou ao romeno Bogdan Stancu e o francês Dimitri Payet, que também balançaram as redes duas vezes, na artilharia do torneio que decorre na França.
Com o “English Team” em desvantagem, o técnico Roy Hodgson colocou Jamie Vardy e Daniel Sturridge no intervalo, nos lugares de Harry Kane e Raheem Sterling, e os dois marcaram golos. O primeiro dos suplentes empatou aos 11 da etapa final. O segundo decretou a virada aos 47.
O resultado ainda serviu de resposta para Bale, que durante a semana foi enfático ao responder que nenhum jogador do adversário desta quinta-feira seria titular dos “Dragões”. Em entrevista colectiva, o comandante da selecção inglesa chegou a classificar a declaração como “desrespeitosa”.
Com a primeira vitória, a Inglaterra assumiu a liderança do grupo e, praticamente, garantiu uma vaga nos oitavos de final, ao chegar aos quatro pontos. Gales é vice-líder com três pontos, graças as vantagem no confronto directo com a Eslováquia, que tem a mesma pontuação. A Rússia está na última posição com um ponto.
Na próxima segunda-feira, o grupo B terá a definição dos classificados, com os ingleses encarando os eslovacos, em Saint-Étienne, e os galeses duelando com os russos, em Toulouse.