Pouco futebol, muita marcação e um improvável herói brasileiro: graças ao atacante naturalizado Éder, a Itália venceu a Suécia na sexta-feira, por 1 a 0, no Estádio Municipal de Toulouse, e classificou-se para os oitavos de final do Campeonato da Europa (Euro) de futebol.
Longe de repetir a boa actuação do triunfo sobre a Bélgica na estreia, os italianos limitaram-se a defender diante de uma esforçada, mas pouco qualificada Suécia, que teve o craque Zlatan Ibrahimovic, a sua única esperança de golos, mais uma vez apagado.
Além da vaga antecipada, a vitória ainda teve um sabor de vingança para os italianos. Em 2004, também numa segunda jornada da fase de grupos, a “Squadra Azzura” empatou com a Suécia por 1 a 1, um resultado que acabou eliminando a equipe precocemente do Euro disputada em Portugal.
Desta vez, Ibrahimovic, autor do golo sueco daquela partida, não foi páreo para Éder e os seus companheiros. As duas selecções finalizaram apenas quatro vezes no primeiro tempo – todas longe da baliza – e tinham criado somente duas chances claras de marcar na etapa final até Éder aparecer.
Aos 42 minutos, quando o jogo parecia caminhar para um empate, o atacante da Inter de Milão recebeu perto da área, fez fila na defesa adversária e chutou no canto perante a saída do guarda-redes Andreas Isaksson.
Antes mesmo do golo do ítalo-brasileiro, Ibrahimovic desperdiçou uma chance incrível. Depois de cruzamento da esquerda, o artilheiro surgiu livre na segunda trave, nas costas da defesa. Com Gianluigi Buffon batido no lance, ele pegou mal na bola e chutou para o alto.
Apesar do desempenho abaixo do esperado, a Itália está classificada para a fase final da Euro. Resta saber se será como líder do Grupo E. Com seis pontos, basta um empate diante da Irlanda na última jornada, na próxima quarta-feira, em jogo que será disputado no estádio Pierre-Mauroy, em Lille.
O resultado praticamente eliminou a Suécia do torneio. Com apenas um ponto conquistado, a equipe caiu para a terceira posição do grupo e terá que torcer para um empate entre Bélgica e Irlanda, que se enfrentam amanhã, no Mahmut Atlantique, em Bordeaux, para sonhar com a classificação.
Na terceira e decisiva jornada, também na próxima quarta-feira, os suecos encaram os belgas, em duelo que será realizado no Allianz Riviera, em Nice.