Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Euro 2012: Alemanha e Itália disputam vaga para enfrentar Espanha na final

Alemanha e Itália jogam-se esta quinta-feira (28) na segunda semi final do Campeonato Europeu de Futebol, em Varsóvia, num duelo de gigantes entre as duas seleções mais vitoriosas do velho continente, para definir a equipe que jogará contra a atual campeã mundial e europeia Espanha na grande final do próximo domingo, em Kiev. Juntas, a ‘Mannschaft’ e a ‘Squadra azzurra’ somam sete títulos em Mundiais e quatro em Euros.

Tricampeã mundial (1954, 1974, 1990) e europeia (1972, 1980, 1996), a Alemanha é favorita por ser a única equipe com 100% de aproveitamento nesta edição da competição, após suas vitórias sobre Portugal (1-0) Holanda (2-1) e Dinamarca (2-1) no “grupo da morte”, e a goleada de 4 a 2 que aplicou na Grécia nos quartos.

Já a Itália, dona de quatro títulos em Mundias (1934, 1938, 1982 e 2006) e apenas um Euro, em 1968, teve resultados menos brilhantes na primeira fase, com empates por 1 a 1 nas duas primeiras partidas, contra Espanha e Croácia, antes de derrotar a Irlanda, por 2 a 0. Nos quartos, os italianos eliminaram a Inglaterra nos penaltis, após ter dominado toda a partida, que terminou empatada sem golos.

Apesar do favoritismo, os alemães precisarão quebrar um tabu nestas semifinais, já que nunca venceram a Itália nas sete partidas disputadas em competições oficiais. A mais marcante foi a final do Campeonato do Mundo de 1982, quando a ‘Squadra Azzurra’ de Paolo Rossi derrotou por 3 a 1 a ‘Mannchaft’ de Paul Breitner e Karl-Heinz Ruminigge, em Madri.

Italianos e alemães também protagonizaram uma partida épica na semifinal da Copa do Mundo de 1970. A Itália venceu por 4 a 3 no prolongamento após o jogo terminar empatado por 1 a 1 no tempo normal. Esta partida, que ficou na memória com a imagem do craque alemão Franz Beckenbauer em campo com o ombro enfaixado após sofrer uma lesão, foi considerada uma das melhores da história do futebol mundial.

Os alemães perderam outra semifinal de Copa do Mundo contra o mesmo adversário, em 2006, uma derrota ainda mais humilhante porque a ‘Mannschaft’ disputava o torneio em casa, mas os italianos acabaram vencendo por 2 a 0 no prolongamento antes de conquistar o título ao derrotar a França nos penaltis na final.

Já o último amistoso entre as duas equipes aconteceu em fevereiro de 2011, em Dortmund, e terminou empatado por 1 a 1.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!