Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

EUA retomam ajuda financeira a Honduras

Os Estados Unidos restabelecerão a ajuda financeira a Honduras, após tê-la suspendido por causa do golpe de Estado de junho do ano passado, anunciou na quinta-feira, em San José, capital da Costa Rica, a chefe da diplomacia americana, Hillary Clinton.

“Acabo de escrever uma carta ao Congresso dos Estados Unidos, notificando que vamos restaurar a ajuda financeira a Honduras”, disse Clinton em entrevista colectiva, ao final da III reunião ministerial Caminhos para a Prosperidade nas Américas, em San José, que contou com a presença de uma delegação hondurenha. Clinton disse estar convencida de que Honduras deu “passos importantes e necessários que merecem o reconhecimento e a normalização” das relações com a comunidade internacional, após a chegada de Porfirio Lobo ao poder, em 27 de janeiro.

Para a administração americana, Porfirio Lobo surgiu de eleições “livres, justas e legítimas”, e agiu “rapidamente para implementar várias das recomendações” do Acordo de San José, promovido pelo presidente da Costa Rica, Oscar Arias, e do Acordo Tegucigalpa-San José, patrocinado por Estados Unidos. Entre as recomendações adoptadas por Lobo, que assumiu no dia 27 de janeiro, se destacam o estabelecimento de um governo de unidade nacional e de uma Comissão da Verdade.

Clinton destacou que o governo Lobo facilitou a partida “segura” do presidente deposto, Manuel Zelaya, que permaneceu refugiado na embaixada do Brasil em Tegucigalpa durante quatro meses após regressar clandestinamente ao país, do qual foi expulso pelo golpe de 28 de junho. “Outros países da região dizem que preferem esperar, mas não sei o que estão esperando”, disse Clinton sobre os governos que se alinharam à posição do presidente venezuelano, Hugo Chávez.

“É tempo de olhar para frente e garantir que não haverá mais interrupções da democracia no futuro”.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!