Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Comissão do Congresso dos EUA reconhece genocídio armênio

Uma comissão da Câmara de Representantes dos Estados Unidos aprovou na quinta-feira uma resolução que qualifica o massacre de arménios sob o Império Otomano de “genocídio”, apesar da oposição da Turquia e do governo de Barack Obama.

A Comissão de Relações Exteriores da Câmara de Representantes aprovou a resolução por 23 votos a 22, e o texto será enviado a plenário. Logo após a decisão, a Turquia chamou seu embaixador em Washington para consultas. “Condenamos esta resolução que acusa a Nação turca de um crime que não cometeu”, declarou o governo turco.

“Após este incidente, nosso embaixador em Washington, Namik Tan, foi chamado a Ancara para consultas”. Turquia, um importante aliado dos Estados Unidos na Otan, já havia advertido que a resolução poderia prejudicar as relações bilaterais. O texto adoptado pela Comissão de Relações Exteriores da Câmara de Representantes pede ao presidente Obama que “qualifique de maneira precisa o extermínio sistemático e deliberado de 1.500.000 armênios como genocídio”.

Segundo o governo turco, a medida mostra “a falta de visão estratégica” entre os representantes americanos, no momento em que Washington e Ancara “trabalham juntos em um amplo leque de temas”. “Temos sérias preocupações com este texto (…) que pode afectar as relações turco-americanas e deter os esforços de normalização das relações entre Turquia e Armênia”. Ancara reafirma sua posição de que o massacre de arménios na época do Império Otomano deveria ser estudado por historiadores com base em arquivos e documentos precisos. “A intervenção de políticos na área dos historiadores sempre teve efeitos negativos”.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!