A Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) em Moçambique anunciou na quarta-feira o lançamento de dois programas de desenvolvimento na Zambézia (Centro do país) e em Nampula (no Norte) num investimento de 50 milhões de dólares a ser usado durante cinco anos em cada uma das províncias.
Trata-se de programas SCIP (Fortalecendo Comunidades através da Programação Integrada) que visam proporcionar serviços integrados de saúde, HIV/SIDA, empresas rurais, saneamento do meio e higiene, entre outros serviços às comunidades através de parcerias entre os beneficiários de concessões do Governo norte-americano.
“Esta terça-feira foi lançado o projecto SCIP na província da Zambézia, no qual um consórcio de parceiros é liderado pela Visão Mundial. No dia 9 de Dezembro, o Governador da província de Nampula irá iniciar oficialmente o programa SCIP para aquela província, num evento a contar com a presença do Sr. Todd Amani, Director da USAID em Moçambique”, refere um comunicado de imprensa da Embaixada norte-americana recebido pela AIM.
Esta fonte destaca também a abertura, a partir da sexta-feira próxima, de uma exposição fotográfica no Museu Nacional de Etnologia de Nampula, como uma das formas que marcam a celebração dos 25 anos de parceria entre EUA e Moçambique. As fotografias a serem exibidas na exposição retratam os diversos programas financiados por aquele país em Moçambique.
Durante esses 25 anos, o EUA tem cooperado com Moçambique em diversas áreas humanitárias como a da saúde, desminagem, desastres naturais e saneamento do meio, agricultura, capacitação institucional, educação, defesa, democracia, direitos humanos e boa governação, entre outras.