Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Estudantes da UNIZAMBEZE terão crédito para a agropecuária

A Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade do Zambeze (UNIZAMBEZE), localizado em Ulonguè, província de Tete, Centro de Moçambique, está a negociar com o Banco Terra a concessão de créditos aos estudantes do curso de engenharia agro-pecuária.

De acordo com o Director da Faculdade, Pedro Chume, os créditos serão concedidos aos estudantes para criarem o seu próprio negócio e empregarem outras pessoas.

Segundo Chume, ainda não foram determinados os valores a serem atribuídos, pois os mesmos dependerão dos projectos que os estudantes vão elaborar.

“Os montantes vão depender dos projectos que serão desenhados pelos estudantes na disciplina de Desenho de Projectos. Uns poderão pedir 30 mil (pouco mais de 1.100 USD) e outros mais do que isso”, explicou.

Chume acrescentou que “estamos em conversações com o Banco Terra para que os estudantes que estiverem no 4º e 5º anos possam beneficiar de pequenos créditos para desenvolver o empreendedorismo. Desde o primeiro ano, os estudantes aprendem a desenvolver muitas actividades produtivas como é o caso da criação de galinhas e gado bovino”.

De acordo com a fonte, no quarto ano, eles devem estar em condições de pedir crédito, apadrinhados pela UNIZAMBEZE, e desenvolver as actividades assimiladas durante a formação.

O Director explicou que a Faculdade prefere funcionar dessa forma porque há necessidade de incutir nos estudantes a mentalidade de que serão futuros empresários e investidores nacionais, para além do espírito de devolução do crédito.

“Nós preferimos trabalhar assim porque estamos a educar aqui pessoas que devem produzir e que sejam capazes de devolver o crédito, honrando com os seus compromissos. Os estudantes até estão satisfeitos com a iniciativa porque vão poder iniciar uma actividade produtiva e não dependerem de um emprego já criado por terceiros”, explicou o Director da Faculdade de Ciências Agrárias da UNIZAMBEZE.

Esta Faculdade pretende ainda introduzir o gado suíno e poedeiras. Na agricultura já se produz couve, repolho, cenoura, cebola, quiabos, tomate, alface, feijão preto, milho e soja.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!