Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Estudantes ameaçam boicotar as Jornadas Científicas da UP em Nampula

Pouco mais de 20 estudantes dos cursos de Ensino de Filosofia e de Geografia, da Universidade Pedagógica (UP), Delegação de Nampula, ameaçam não tomar parte das Jornadas Científicas, edição 2014, a decorrer de 15 a 19 de Setembro próximo.

Trata-se de discentes que, na sua maioria jovens, frequentam o 2º, 3º e 4º anos de licenciatura, que ainda não receberam os seus certificados que os qualificam ter participado dum evento similar, edição 2013, daquela que é considerada segunda e mais antiga universidade pública moçambicana, vocacionada à formação de professores e quadros da educação com nível superior.

Os “futuros professores” reagiam assim ao Edital lançado nos princípios deste mês, atinente à abertura de inscrições, dirigidos, principalmente, a todos os estudantes daquela universidade, independentemente do turno ou regime que frequentam, a participar naquele que é tido como momento de demonstração de inovações em diferentes áreas de conhecimento.

Na manhã desta quinta-feira (14), os discentes insurgiram-se contra os dirigentes dos cursos em referência que, não tendo trazido uma justificação aplausível aos estudantes, se limitou, simplesmente, a alegar questões organizacionais, sem no entanto redobrar esforços tendentes a solucionar o problema, volvido 1 ano de espera.

Sem avançar nomes, os nossos interlocutores explicaram que alguns dos funcionários, afectos àquele estabelecimento, em especial os do curso, ocupam cargos de chefia não por competência, e sim por familiaridade e amiguismo, facto que resulta em situações de vergonha e tamanha irresponsabilidade, manchando assim o nome da instituição. “É curioso que num universo de pouco mais de 30 cursos, dois ainda não tenham os certificados prontos até hoje”, afirmaram.

Devido a ausência do chefe do Departamento de Ciências Sociais, o @Verdade ouviu o director do curso de Filosofia, daquela delegação, identificado pelo nome de José Luís, o qual reconheceu o problema, mas assegurou, sem avançar prazos, estarem em cursos acções visando entregar os certificados em atraso aos respectivos participantes, tendo apontado pequenos erros de organização interna como estando por detrás da situação.

“Estamos a trabalhar no sentido de proceder à entrega dos certificados aos estudantes em alusão”, disse aquele dirigente, apelando para uma maior participação daquela camada académica às Jornadas Cientificas, por forma a divulgar as suas realizações criativas.

Refira-se que as Jornadas Científicas, na UP, são organizadas anualmente e constam do calendário académico, sendo que dentre vários objectivos visam estimular o espírito de pesquisa na comunidade universitária e desenvolver valores e qualidades académicas, sendo apresentadas em forma de mostra científica e tecnológica, painéis científicos, artigos científicos, mesas redondas, conferências e Workshops.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!