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Estiagem assola produção do instituto agrário de Chimoio

As actividades do Instituto Agrário de Chimoio (IAC), uma das instituições de ensino técnico de referência em Moçambique, estão sendo assoladas pela estiagem que afecta aquela região do país desde o princípio deste ano.

Apesar de ser um estabelecimento do ensino técnico agrário, o IAC não possui um sistema de regadio para cobrir os campos cultivados pelos alunos como parte das aulas práticas e cuja produção é posteriormente usada para o seu consumo diário.

Como consequência, na segunda época da campanha agrícola passada, a escola perdeu cerca de 60 por cento dos 34 hectares de milho que haviam sido cultivados.

“Havíamos cultivado 34 hectares de milho, esperando colher três toneladas por hectare, mas a produção reduziu para cerca de 1,2 tonelada por hectare por causa da estiagem. Não choveu, regularmente, em todo o primeiro semestre”, disse o director do IAC, Fernando Silva, falando a AIM, durante uma visita efectuada àquele estabelecimento de ensino técnico.

Por temer a perda de mais culturas, este ano a escola tenciona reduzir a área de cultivo de milho para 10-15 hectares e com isso evitar perdas enormes, em caso de estiagem.

Além disso, este estabelecimento de ensino tem vindo a reflorestar espécies abatidas ou destruídas por queimadas descontroladas, mas o desenvolvimento desse projecto tem vindo a ser condicionado pela chuva.

Segundo a direcção da instituição, o reflorestamento abrange um total de 7,5 hectares por ano, com cerca de 7,500 eucaliptos e pinheiros, mas o desenvolvimento destas plantas tem sido condicionado pelas chuvas.

A escola tem uma represa construída na década de 1980 e um sistema de captação e bombeamento de água, faltando um sistema de regadio principalmente para atingir as áreas mais distantes da estação de bombeamento.

Contudo, a mesma represa tende a ficar com cada vez menos água devido a seca. Além da agricultura e reflorestamento, o IAC possui outras actividades produtivas como a avicultura, com a criação de patos e frangos de corte e produção de ovos bem como ao nível da pecuária, criação de gado bovino, caprino e suíno, e piscicultura, ainda na fase inicial.

Igualmente, a escola possui uma moageira para o processamento de cereais. Estes meios servem como parte da formação dos cerca de 400 estudantes que ali frequentam os cursos de Agro-Pecuária, Floresta e Fauna Bravia, mas também são usados para o sustento da instituição.

Para os próximos anos, a instituição pretende investir cerca de seis milhões de dólares em diversos projectos, incluindo a construção de oito salas de aulas, um dormitório, uma pensão, bem como um sistema de regadio para reduzir a dependência da chuva na produção de culturas alimentares.

“Os nossos planos têm a ver com a elevação da qualidade do ensino. Queremos ser uma instituição de referência não só ao nível nacional, mas também na região e podermos receber estudantes de outros países. Mas para isso, é preciso mantermos a formação dos nossos professores, a construção e reabilitação de infra-estruturas”, disse Silva.

Segundo Silva, esses projectos serão financiados pelo Programa Integrado de Reforma do Ensino Profissional (PIREP), um projecto iniciado em 2009 pelo governo moçambicano visando contribuir para a melhoria de qualidade do ensino técnico.

Para o director nacional da Administração das Qualificações no Ministério da Educação (MINED), Castilho Amilai, o trabalho do IAC é mais uma prova existência de qualidade de ensino técnico no país.

“O IAC é uma instituição de referência no país”, disse ele, acrescentando que “a competência demonstrada pelos estudantes desta escola prova que o ensino em Moçambique é de qualidade e podemos ter uma base para nos compararmos com outras instituições homólogas existentes ao nível regional”.

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