Na província da Zambézia, serão instaladas 141 mesas de voto na cidade de Quelimane, 68 em Mocuba, 67 em Alto Molócue, 67 Gúruè, 23 na vila municipal de Milange e 18 na Maganja da Costa, para a votação nesta quarta-feira (20), segundo os órgãos de administração eleitoral desta parcela do país.
Emílio Mpanga, presidente da Comissão Provincial de Eleições na Zambézia, não disse quantos observadores estrangeiros foram credenciados para a votação, mas farão parte do processo 379 observadores nacionais provenientes das Organizações Não Governamentais, Associação dos Amigos e Naturais de Pebane, Igreja Católica, Comunidade Muçulmana e Associação dos Estudantes.
A Frelimo vai ter 636 delegados de candidaturas e igual número para o Movimento Democrático de Moçambique (MDM), contra 21 do PDD. O Partido para a Reconciliação Nacional (PARENA) não apresentou sua lista de candidatura.
Estes dados foram apresentados nesta segunda-feira (18) num encontro entre a Comissão Provincial de Eleições, membros da Sociedade Civil, jornalistas, candidatos para a presidência dos municípios e para as assembleias municipais, cujo objectivo era a divulgação do código de conduta eleitoral.