Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Estádio Peter Mokaba

Nomeado em homenagem ao ilustre militante da luta pela emancipação da África do Sul contra o regime do apartheid, o Estádio Peter Mokaba guarda uma grande importância histórica para o país. Peter Mokaba nasceu e foi criado em Polokwane e ficou conhecido pela combatividade e pela liderança inspiradora.

O desenho da enorme estrutura de cimento armado foi inspirado no embondeiro, a árvore símbolo da região, com quatro “troncos” gigantes em cada canto do estádio sustentando a cobertura e acomodando rampas de circulação vertical e núcleos de serviços. Com a exceção de algumas visitas da selecção sul-africana, o último grande astro do futebol a dar as graças em Polokwane foi Didier Drogba.

Em 2001, o ainda desconhecido atacante esteve no velho Estádio Peter Mokaba representando a Costa do Marfim contra a África do Sul nas eliminatórias para o Mundial de 2002. Com capacidade para 45 mil espectadores, o novo estádio abriu as portas ao futebol de primeiro nível em Janeiro, quando três dos principais clubes do país disputaram um quadrangular com o Brondby da Dinamarca. Durante a inauguração, o Primeiro-Ministro de Limpopo, Cassel Mathale, disse que a população da província estava orgulhosa do estádio e também entusiasmada com a chegada da Copa do Mundo da FIFA.

“Este estádio será aberto a todos os sul-africanos, não importa a cor, a crença religiosa ou a afiliação política”, comentou. “Ele foi construído pelo Governo do povo para o benefício do povo.” Quatro serão os jogos do Mundial que este estádio irá acolher.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!