Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Está lançada a IV Temporada de Música Clássica Xiquitsi

As cidades de Maputo e de Matola acolhem entre 9 e 17 de Maio a IV Temporada de Musica Clássica Xiquitsi. Os célebres saxofonistas Orlando da Conceição e Ivan Mazuze, e as pianistas Kika Materula e Iliane Simão são os representantes de Moçambique num evento que contará com muitos artistas estrangeiros.

Na estreia que acontecerá no dia 9 de Maio, no Auditório Municipal da Matola, irá actuar a primeira Orquestra de Música Clássica de Moçambique que é constituída por 80 pessoas.

A directora artística do Xiquitsi, Eldivina Materula, afirmou que esta temporada não só traz a música clássica aos moçambicanos, mas também é uma estratégia para que os conceituados músicos estrangeiros ajudem na formação de talentos nacionais, promovendo Workshops sobre instrumentos musicais e na criação de coros, a fim de dar continuidade ao trabalho já iniciado.

Nesse sentido, o projecto Xiquitsi é uma resposta à necessidade de se desenvolver as capacidades dos alunos de música através da instituição de plataformas para a sua formação, incluindo a criação de uma Orquestra e Coros de Música Clássica em Moçambique.

Este ano, o Xiquitsi também celebra os 200 anos da Constituição da Noruega bem como os 30 da Cooperação entre a União Europeia e Moçambique. Instrumentistas estrangeiros como Daniel Migdal, Maria Guimarães, Mateusz Stsato, Nicola Paszkowski, Mélani Grenzel, Philippus Hugo e os agrupamentos Soshanguve String Orchestra, Tom Knific Quartet, Soweto String Quartet actuarão no dia da estreia na cidade da Matola.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!