Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Esposa do primeiro ministro do Zimbábwe morre em acidente de carro

Esposa do primeiro ministro do Zimbábwe morre em acidente de carro

A esposa do primeiro-ministro do Zimbábwue, Morgan Tsvangirai, faleceu nesta sexta-feira e ele ficou ferido num acidente de carro, envolvendo um caminhão, numa estrada da capital, Harare, informou um porta-voz do Partido Movimento para uma Mudança Democrática (MDC).

“O primeiro ministro viajava para Murambinda (distrito de Buhera) quando aconteceu o acidente com um caminhão de marcadorias”, declarou à imprensa o porta-voz de Tsvangirai, James Maridadi, no hospital para onde foi levado.

“O carro chegou a capotar três vezes, com seus quatro ocupantes”, acrescentou. “O motorista do caminhão aparentemente dormiu no volante. O primeiro-ministro ia para a casa de campo em Buhera, onde deveria presidir um comício no sábado”, afirmou a fonte.

“A senhora Susan Tsvangirai morreu no ato. O acidente aconteceu entre as 16H00 (14H00 GMT) e as 17H00. O primeiro-ministro foi internado num hospital privado e seu quadro de saúde é “estável”, disse um dirigente do partido depois de visitá-lo, sem fornecer mais detalhes.

Morgan Tsvangirai, 56 anos, assumiu o cargo de primeiro-ministro no dia 11 de fevereiro passado no governo de unidade presidido por seu adversário, Robert Mugabe, 85 anos, para pôr fim ao impasse político que paralisava o país durante meses.

À noite, o presidente Robert Mugabe e sua mulher Grace visitaram Tsvangirai, assim como vários políticos. O porta-voz da polícia nacional, Wayne Bvudzijena, confirmou a colisão com um caminhão que atingiu de frente o 4X4 Toyota Landcruiser onde estava o primeiro-ministro. Susan, que havia encontrado o futuro marido em 1977, não fazia parte da vida política.

O casal, originário de Buhera, teve seis filhos. O presidente Robert Mugabe havia afirmado no sábado passado que continuava à frente do Zimbábue, embora compartilhasse o poder com seu rival Morgan Tsvangirai, diante de milhares de seguidores que festejavam seu aniversário de 85 anos, num país faminto, arruinado e afetado pelo cólera.

“Quero que saibam disso, porque alguns de vocês pensam que não estamos mais no poder: segundo este acordo de partilha do poder temos um governo ampliado com um presidente na cabeça, seguido de dois vice-presidentes, depois o primeiro-ministro Tsvangirai e dois vice-primeiros-ministros”, fez questão de frisar Mugabe à multidão reunida em Chinhoyi (noroeste de Harare).

Mugabe e o líder da oposição agora convertido em primeiro-ministro, e Morgan Tsvangirai, formaram um governo de união após o período de paralisia institucional posterior às eleições. Mugabe dirige o Zimbábue desde a independência do país, em 1980.

O primeiro-ministro Tsvangirai não compareceu no sábado à festa de aniversário de Mugabe, apesar de sua presença ter sido anunciada.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!