Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Esposa do primeiro ministro do Zimbábwe morre em acidente de carro

Esposa do primeiro ministro do Zimbábwe morre em acidente de carro

A esposa do primeiro-ministro do Zimbábwue, Morgan Tsvangirai, faleceu nesta sexta-feira e ele ficou ferido num acidente de carro, envolvendo um caminhão, numa estrada da capital, Harare, informou um porta-voz do Partido Movimento para uma Mudança Democrática (MDC).

“O primeiro ministro viajava para Murambinda (distrito de Buhera) quando aconteceu o acidente com um caminhão de marcadorias”, declarou à imprensa o porta-voz de Tsvangirai, James Maridadi, no hospital para onde foi levado.

“O carro chegou a capotar três vezes, com seus quatro ocupantes”, acrescentou. “O motorista do caminhão aparentemente dormiu no volante. O primeiro-ministro ia para a casa de campo em Buhera, onde deveria presidir um comício no sábado”, afirmou a fonte.

“A senhora Susan Tsvangirai morreu no ato. O acidente aconteceu entre as 16H00 (14H00 GMT) e as 17H00. O primeiro-ministro foi internado num hospital privado e seu quadro de saúde é “estável”, disse um dirigente do partido depois de visitá-lo, sem fornecer mais detalhes.

Morgan Tsvangirai, 56 anos, assumiu o cargo de primeiro-ministro no dia 11 de fevereiro passado no governo de unidade presidido por seu adversário, Robert Mugabe, 85 anos, para pôr fim ao impasse político que paralisava o país durante meses.

À noite, o presidente Robert Mugabe e sua mulher Grace visitaram Tsvangirai, assim como vários políticos. O porta-voz da polícia nacional, Wayne Bvudzijena, confirmou a colisão com um caminhão que atingiu de frente o 4X4 Toyota Landcruiser onde estava o primeiro-ministro. Susan, que havia encontrado o futuro marido em 1977, não fazia parte da vida política.

O casal, originário de Buhera, teve seis filhos. O presidente Robert Mugabe havia afirmado no sábado passado que continuava à frente do Zimbábue, embora compartilhasse o poder com seu rival Morgan Tsvangirai, diante de milhares de seguidores que festejavam seu aniversário de 85 anos, num país faminto, arruinado e afetado pelo cólera.

“Quero que saibam disso, porque alguns de vocês pensam que não estamos mais no poder: segundo este acordo de partilha do poder temos um governo ampliado com um presidente na cabeça, seguido de dois vice-presidentes, depois o primeiro-ministro Tsvangirai e dois vice-primeiros-ministros”, fez questão de frisar Mugabe à multidão reunida em Chinhoyi (noroeste de Harare).

Mugabe e o líder da oposição agora convertido em primeiro-ministro, e Morgan Tsvangirai, formaram um governo de união após o período de paralisia institucional posterior às eleições. Mugabe dirige o Zimbábue desde a independência do país, em 1980.

O primeiro-ministro Tsvangirai não compareceu no sábado à festa de aniversário de Mugabe, apesar de sua presença ter sido anunciada.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!