Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Escola Primária de Therene burla encarregados de educação em Nampula

Os pais e encarregados de educação dos alunos da Escola Primária de Therene, na cidade de Nampula, acusam a direcção de cobrar, anualmente, entre 84 e 100 meticais alegadamente para construir novas salas de aula, o que não está a acontecer e as crianças continuam a estudar ao relento, sentadas no chão.

Os denunciantes classificam esta atitude de uma autêntica burla uma vez que os valores  colectados não são destinados aos propósitos para os quais foram desembolsados. Agastados com a situação, os lesados pedem a intervenção das autoridades com vista a recuperar o dinheiro em causa.

Os gestores da Escola Primária de Therene não se pronunciaram sobre este assunto que igualmente acontece na Escola Primária Completa de Muthita, sita, também, na cidade de Nampula. A directora-adjunta pedagógica daquele estabelecimento de ensino, Faustina Manuel, confirmou que os alunos são sensibilizados a desembolsarem os tais fundos devido à falta de salas de aula.

Ao @Verdade, o porta-voz da Direcção Provincial da Educação e Cultura de Nampula, Alfredo Nicurupo, disse que a cobrança de dinheiro nas escolas supostamente para melhorar as condições de ensino dos petizes são do conhecimento daquela instituição do Estado. O nosso interlocutor lamentou o facto de os dirigentes das escolas exigirem fundos sem no entanto erguer salas de aulas para proporcionar um ambiente de ensino condigno aos alunos.

Sobre a situação da Escola Primária de Therene, Alfredo Nicurupo disse que há falta de comunicação entre os gestores e os pais e encarregados de educação, pois, no ano passado, foram construídas, naquele estabelecimento de ensino, salas de aula para quatro turmas com o dinheiro resultante de contribuições. Refira-se que na província de Nampula mais de 300 turmas funcionam ao relento e centenas de petizes estudam em condições precárias.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!