O liberal Bronislaw Komorowski é o novo Presidente da Polónia, depois de ter derrotado o seu rival conservador, Jaros?aw Kaczynski, numa eleição que refletiu grandes divisões sociais.
A imprensa nacional alerta para que Komorowski terá de ser cauteloso na forma como vai conduzir as reformas e assegurar o futuro da Polónia dentro da UE.
A Polónia tem novo Presidente – Bronislaw Komorowski, candidato do Partido da Plataforma Cívica (conservador), no Governo. O resultado só foi divulgado na manhã de 5 de julho, altura em que a Comissão Eleitoral Estatal anunciou os resultados de 95% das mesas de voto. Komorowski, com 52,6% dos votos, bateu o seu rival Jaroslaw Kaczynski, do partido de direita Direito e Justiça (PiS), que obteve 47,4%.
Algumas horas antes, quando eram conhecidos os resultados de metade das mesas de voto do país, o retrato parecia diferente, com Kaczynski na dianteira. Em plena época de férias para os polacos, uma participação de 54,8% é considerada um bom resultado (as participações são geralmente fracas – 68,2% foi a mais elevada de sempre).