Uma equipa composta por especialistas da empresa informática brasileira DATPREV e da Agência Brasileira de Cooperação (ACB) iniciou ontem, o primeiro levantamento sobre o sistema moçambicano da segurança social, no âmbito da cooperação existente entre os Ministérios do Trabalho e Emprego e o da Previdência Social Brasileiros e o Ministério do Trabalho moçambicano, visando a reestruturação de todo o sistema informático do Instituto Nacional da Segurança Social (INSS).
Segundo o documento recebido no nosso jornal, a vinda dos especialistas brasileiros ao nosso país surge em resposta ao interesse manifestado pela Ministra moçambicana do Trabalho, Maria Helena Taipo, aquando da sua visita ao Brasil em Dezembro último.
É aposta do Governo a informatização de todo o sistema do INSS, por forma a tornar a sua gestão mais transparente, credível e flexível, assim como simplificar os procedimentos administrativos nas prestações para com os contribuintes, beneficiários e os pensionistas em geral.
Indica ainda o documento que, para além da Cidade e Província de Maputo, e por se considerar que são as Províncias mais representativas, a equipa multidisciplinar brasileira trabalhará ainda na Província de Sofala, igualmente na perspectiva de conhecer melhor o sistema e propôr ao Governo moçambicano o modelo adequado para a sua informatização global.
A empresa DATAPREV foi encarregue pelo Governo de desenhar e gerir o sistema informático da Previdência Social em todo o Brasil.
A equipa, que inclui um inspector da Segurança do Trabalho, deverá terminar com esta primeira missão de levantamento em Moçambique a 31 do mês em curso.