Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Ensino Superior chega a Nacala Porto

Um novo estabelecimento de ensino superior acaba de entrar em funcionamento na província de Nampula. Trata-se do Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Gestão (INSCIG), uma iniciativa do sector privado, localizada na cidade portuária de Nacala, elevando, assim, para sete o número de instituições que leccionam aquele nível nesta região do país.

Segundo o reitor daquele estabelecimento de ensino, Vasco Lino, a escolha de Nacala-porto como sede do INSCIG resulta dos estudos realizados, os quais concluíram que aquele distrito é um dos que tem uma massa critica em franco crescimento. Existem no distrito de Nacala, especialmente na cidade portuária, um total de 6 estabelecimentos de ensino de nível médio que, anualmente, graduam estudantes que, depois, se confrontam com constrangimentos de acesso ao ensino superior.

Recorde-se que a “febre” de ingresso ao ensino superior manifestada pela comunidade residente em Nacala porto, fora despoletada pela Universidade Pedagógica em 2007, através da extensão de algumas turmas do curso de bacharelato e licenciatura em ensino de História Política e Gestão Pública. Segundo Pedro Tualufo, um dos membros do Conselho de Direcção, foi em consequência dessa ânsia que o INSCIG registou, no início de funcionamento, um número de ingressos que ultrapassou as expectativas, uma vez que, dos 140 candidatos previstos, acabaram por se matricular 280 pessoas.

De referir que o Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Ciências é o sétimo estabelecimento de ensino superior a implantar-se na província de Nampula, depois da Universidade Pedagógica (UP), Católica de Moçambique (UCM), Mussa Bin Bique (UMB), Academia Militar Samora Moisés Machel, Apolitécnica e Lúrio (UNILÚRIO).

Numa primeira fase, as aulas decorrerão em instalações alugadas, enquanto se espera pela construção do seu campus universitário.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!