Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Cadetes da Forca Aérea serão formados em Portugal

A Força Aérea Portuguesa vai, a partir do próximo ano, iniciar um ciclo de formações de pilotos militares moçambicanos, no quadro dos acordos de cooperação existentes entre os dois países.

O anúncio foi feito ontem, Quartafeira, pelo chefe de Estado Maior da Força Aérea Portuguesa, Luís Esteves de Araújo, no término de uma visita de trabalho à Academia Militar “Marechal Samora Machel“, sedeada na cidade de Nampula. De acordo com Luís de Araújo, os oito cadetes, um dos quais do sexo feminino, que, este ano, completam o 4º ano de formação de arte militar, poderão deslocar-se à Portugal para especialização, desde que o governo moçambicano autorize.

Fonte da Academia Militar confirmou ao Wamphula Fax que, parte dos 49 estudantes a serem graduados, no dia 24 de Sewtembro próximo, nas especialidades de fuzileiros navais, administração e infantaria, no próximo dia 24 de Setembro, possuem poucos conhecimentos práticos dos respectivos cursos. Segundo apurou à nossa reportagem, um dos maiores problemas relaciona- se com a Força Aérea, que se debate com um défice, quase total, de meios materiais, incluindo aviões e helicópteros militares.

Na tentativa de colmatar esta situação, o general Araújo afirmou que o seu país poderá apoiar Moçambique na reparação de alguns aviões avariados, além da capacitação dos respectivos mecânicos. O Chefe do Estado Maior da Força Aérea Portuguesa encontra-se no nosso país desde Sábado, tendo sido recebido em audiência pelo Ministro da Defesa Nacional, Filipe Nhussi, e pelo Chefe do Estado Maior General, Paulino Macaringue.

Em Nampula, para além de visitar à Academia Militar, a comitiva militar portuguesa deslocou-se à cidade da Ilha de Moçambique.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!