Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Ensino secundário: número de alunos triplicou entre 2004 e 2010

O número do efectivo de alunos no ensino secundário triplicou nos últimos seis anos em Moçambique, revelam dados divulgados, Quinta-feira, em Maputo, pelo Ministério da Educação (MINED). Segundo o director nacional da Educação, Manuel Rego, o número de alunos no ensino secundário no sistema nacional de ensino subiu cerca de 300 mil, em 2004, para os actuais pouco menos de um milhão.

 

 

Rego falava a imprensa na qualidade de porta-voz do MINED da última reunião do corrente ano entre esta instituição e os parceiros de cooperação do sector. Na ocasião, Rego disse que o MINED prevê continuar a expandir a rede escolar em 2011, aumentando os níveis de acesso ao ensino, particularmente o primário e secundário.

Contudo, apesar desta grande subida registada nos últimos anos, o ensino secundário poderá não registar um crescimento significativo no próximo ano, quando comparado com o ensino primário que irá crescer em oito por cento, ultrapassando a actual população de seis milhões de alunos. “O ritmo de crescimento no ensino secundário será mais lento no próximo ano, por um lado, porque as escolas estão superlotadas, em consequência das reprovações registadas este ano”, disse Rego.

Por isso, o MINED pretende implementar das diversas acções para melhorar a qualidade do ensino. Dentre várias medidas a serem realizadas com vista a expandir o ensino secundário é a construção acelerada de 1.500 salas de aulas e 22 escolas secundárias rurais por ano. Actualmente, Moçambique conta com mais de 12 mil escolas dos diversos níveis de ensino.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!